domingo, 10 de agosto de 2008

Irresponsabilidade e Desfaçatez

Em 1979 o filósofo alemão de origem judaica, Hans Jonas, escreveu sua obra magna: O Princípio Responsabilidade: Ensaio para uma Ética da Civilização Tecnológica - felizmente com tradução em português. Segundo Hans Jonas as éticas tradicionais não vão além do imediato, das relações de proximidade, enquanto a civilização tecnológica, a qual constituímos, alcança toda a biosfera, todas as relações vitais no planeta. Jonas já alertava (ele faleceu em 1993 aos 90 anos) quanto ao perigo constante de as ações humanas tornarem-se destrutivas em escala planetária. Em escala micro-planetária, isso é, em escala humana já observamos os resultados. Por exemplo, desde 2006 várias cirurgias vêm apresentando contaminação por micro-bactérias resistentes às assepsias convencionais. Somente nesse ano (2008) as associações de cirurgiões começaram a tomar providências - pressionados, principalmente, pela ANVISA. Em entrevista em um programa de alcance nacional várias associações médicas afirmaram estar tomando providências. Desde quando áreas vitais podem dar-se ao luxo de não ampliarem constamente as condições de higiene quanto aos utensílios de suas práticas? A desfaçatez de plantão provavelmente evocará as novas bactérias e vírus a desafiarem novas técnicas de assepsia. Mas não é o caso. As micro-bactérias que tem contaminado várias pessoas já são conhecidas. As condições de assepsia e que vêm se deteriorando, enquanto o lucro típico de nossa sociedade cínica aumenta geometricamente.
Parece-me que Hans Jonas tinha razão. A sociedade tecnológica com seus códigos de ética-profissionais não alcança a sensatez necessária para a manutenção da saúde em um sentido mais amplo. Irresponsabilidade e desfaçatez assombram a face do planeta em todas as áreas e profissões. Até quando? Parafraseando uma questão moderna: seremos responsáveis o suficiente?
Fica a sugestão: leiam O Princípio Responsabilidade e vivam responsavelmente pelo bem do planeta, em geral, e da vida humana, em particular.

Nenhum comentário: