sábado, 26 de abril de 2008

A diferença de perspectiva que faz a diferença na construção da qualidade educacional

Enquanto aqui no Brasil alguns consideram a Filosofia "inútil", como o deputado federal Sandro Mabel do PL de Goiás afirmou em 04/04/2006, ou então: "Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, é tudo a mesma coisa", como ouvi de uma ex-colega em uma faculdade onde ensinei anteriormente, no meio acadêmico norte-americano é muito diferente. Entende-se o porquê de a qualidade no ensino brasileiro estar entre os piores índices do mundo (com líderes políticos como Sandro Mabel e educadores como minha ex-colega é difícil imaginar como não estaríamos) e a educação norte-americana estar entre os melhores índices mundiais. Sem falar nos investimentos para a área educacional cujas diferenças entre os Estados Unidos (que investe mais de 5% do PIB - em dólares - segundo relatório da OCDE) e o Brasil (que investe menos de 4% do PIB - em Reais - segundo relatório da OCDE) são enormes.


Sexta-feira, 11 de Abril de 2008
Crescimento da Filosofia nos EUA


O New York Times publicou no passado dia 6 de Abril uma reportagem sobre o crescente interesse das pessoas na licenciatura em Filosofia.
Matthew Goldstein, reitor da City University of New York, com formação em Matemática e Estatítica, afirma a este respeito: "Se começasse tudo de novo, formava-me em Filosofia. Penso que esta disciplina é o núcleo de tudo o que nós fazemos. Pode-se estudar humanidades, política ou ciências em geral, mas a filosofia é realmente a fonte da qual todas estes saberes crescem".

Barry Loewer, chefe de departamento na Rutgers, afirma que o crescimento começou quando o estudo da filosofia se foi tornando mais interdisciplinar abrangendo, por exemplo, nos anos 80 as ciências cognitivas . Recentemente, muitos alunos consideram a filosofia como constitutiva da sua "dupla-licenciatura" encarando-a como suporte para as suas profissões: psicólogos, médicos, advogados, escritores ou investidores.

Os alunos entrevistados consideram a filosofia estimulante nos dias de hoje com assuntos como a globalização ou a tecnologia no top das reflexões filosóficas. Jenna Schaal-O’Connor afirma que a filosofia tem outras vantagens adicionais: encontrou no seu curso muitos rapazes sensíveis e interessantes: "Todo o tormento da profundidade existencial" - afirma - "é uma óptima forma para arranjar namoradas".

Universidade de Rutgers:
- 100 inscritos em Filosofia este ano (mais 50 que em 2002).
- A Universidade teve em geral um descréscimo de 4% da sua população estudantil.

City University of New York:
- 322 inscritos em Filosofia (crescimento de 51% relativamente a 2002)

Número de cursos em Filosofia nos EUA:
- 817 (há uma década atrás: 765)

Universidades onde duplicou o número de inscritos em relação aos anos 90:
- Texas A&M
- Notre Dame
- University of Pittsburgh
- University of Massachusetts

Retirado do blog: http://telegrapho.blog.pt/

Nenhum comentário: